quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bolo prara o niver da Carol!

"Numa velha receita de doce ou de bolo há uma vida, uma constância, uma capacidade de vir vencendo o tempo sem vir transigindo com as modas (...)"
Gilberto Freyre





O bolo no Egito Antigo correspondia a pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Mais tarde, no período renascentista, a iguaria foi aperfeiçoada pelos romanos, que dominavam a técnica da fermentação. Eles a batizaram de bolo por causa do formato redondo, vindo de bola.
Também foram os romanos que introduziram bolos em eventos comemorativos. Alguns historiadores apontam que, em casamentos, as famílias ricas preparavam massas com ingredientes especiais e as ofereciam aos deuses. Os bolos não eram comidos, mas amassados e arremessados na direção da noiva, como fazemos hoje com os punhados de arroz.
A tradição de bolos decorados teria começado nos casamentos da realeza européia do século XVI. O primeiro bolo de andares foi a sensação da cerimônia que uniu a italiana Catarina de Médici e o rei da França Henrique II.
Os bolos demoraram a sair dos banquetes da nobreza por conta do alto preço e difícil acesso aos ingredientes básicos, além do trabalho para prepará-lo. O torrão de açúcar, por exemplo, tinha que ser cortado, sovado e peneirado.

Essa receita que vou  postar aqui é muito especial para mim, pois já ganhei muito dinheiro com ela, muito não, mais dava para me livrar do sufoco na época da minha faculdade...Então hj em dia tada vez que quero fazer um bolo para alguem muito especial  faço este que apelidei de

                                                    BOLO SORRISO!!!

Receita:
-2 xicaras de farinha de trigo
-1 xícara de açucar
-1 xicara de nescau
-1 xicara de oleo
-1 xicara de agua fervendo
-3 ovos
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 colher de chá de pó de café ( opcional )
- suco de uma laranja( para molhar o bolo).

Bater as claras em neve e reservar.
Bater as gemas com o açúcar ate formar um creme, misturar os outros ingredientes e bater por uns 3 minutos.Se quiserem podem acrescentar avelã( usei neste bolo,não medi a quantidade certa, mais foi mais ou menos umas 150 gr)  ou amêndoas ou castanhas....Misturar as claras em neve e levar para assar em forma untada.
Assim que sair do forno molhar com o suco de uma laranja.

Recheio a gosto
Esse eu fiz recheio de mousse de chocolate, cobri com mousse de chocolate meio amargo.

Mousse de chocolate:
300 gr de chocolate ao leite picado - para o meio amargo colocar chocolate meio amargo;
300 gr de creme de leite;
2 claras de ovo batidas.

Derreter o chocolate e misturar o creme de leite, depois de bem misturadinho colocar as claras em neve e incorporar aos poucos.

2 comentários:

  1. O bolo realmente é muito bom.... mas essa foto ficou PÉSSIMA, me tira daí!!!!! to com cara de anteontem!

    ResponderExcluir