quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pão de Queijo!!!!


Apesar de ser típico de Minas Gerais, a história da origem do pão de queijo tem várias versões, embora historiadores especulem que ele exista desde o século XIX. No Brasil tornou-se efetivamente popular a partir da década de 1960. Registros mais específicos indicam que ele tenha sido tradicionalmente desenvolvido no estado de Minas Gerais.

Estudos dizem que o pão de queijo surgiu na época dos escravos. A mandioca era o pão do índio brasileiro. O ovo e o leite é uma herança dos portugueses, que com o com o polvilho, reinventaram o pão de queijo. Há outros indícios de que a receita tenha aparecido nas fazendas de Minas , quando as cozinheiras preparavam para servir seus senhores, na época em que havia grande oferta de leite, ovos e queijos, em função da expansão da pecuária.

Naquela época, não se imaginava que o pão de queijo fosse ultrapassar as fronteiras "das Minas Gerais", muito menos que ganharia o mundo. Comer queijo após as refeições era hábito antigo, mas no século XIX, o queijo sobrava e endurecia. Como a farinha que chegava até as fazendas era de baixa qualidade, as cozinheiras passaram a substituí-la por polvilho nas receitas dos pães.

Somente na década de 1960, o pão de queijo expandiu sua carreira de sucesso, principalmente em Minas Gerais. Coincidentemente nessa época aconteceu o desenvolvimento das quitandas. Rapidamente, em todo o país se consumia e apreciava essa iguaria, que tornou-se tipicamente mineira. 



VAMOS 'A RECEITA:

-125 GR DE QUEIJO MUÇARELA RALADO
-125 GR DE QUEIJO PARMESÃO RALADO
-1 CAIXA DE CREME DE LEITE
-250 GR DE POLVILHO DOCE( OU QUE BASTE PARA FORMAR UMA MASSA HOMOGÉNEA E QUE DESGURDE DA MÃO)

MISTURAR TUDO, FAZER BOLINHAS, E LEVAR AO FORNO PR-E AQUECIDO PR UNS 15 MINUTOS... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário